papel do professor na inclusão
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Partindo do contexto atual, vivemos em um mundo onde não se permite a exclusão de pessoas com alguma necessidade especial ou diferença dos demais, dos meios de convivência e aprendizado comuns. E é imprescindível que o professor desenvolva um trabalho de excelência nessa etapa de inclusão e adaptação.
Um exemplo muito bom a se considerar é o estado do Tocantins que está promovendo e incentivando o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Alunos surdos estão sendo incluídos na sala de aula do ensino regular, recebendo Atendimento Educacional Especializado (AAE) em salas de recursos multifuncionais. "Percebemos o interesse do aluno surdo em frequentar as aulas, de participar de eventos promovidos pela escola porque estes profissionais dão apoio." disse Cláudia Arantes interprete de libras da Secretaria de Estado da Educação e cultura (SEDUC).
A situação descrita demonstra uma evolução no sistema ensino que se dispõe, pois a até pouco tempo pessoas surdas não tinham esse aparato para estar incluídos na educação básica e em consequência disso só poucos se ascendiam no mercado de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma educação de qualidade para todos entende-se, entre outros fatores, a atribuição de novas dimensões da escola no que consiste não somente na aceitação, como também na valorização das diferenças, resgatando os valores culturais e o respeito do aprender e construir, conforme define a Declaração de Salamanca (1994, p. 8-9):
[...] as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar [...] elas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.