Papel do educador enquanto profissional da Educação
Professor: José Roberto Santos Sousa1
O profissional da Educação precisa dominar os conteúdos para a melhoria da qualidade do ensino, neste sentido ensinar é possibilitar aos discentes que logrem uma aprendizagem dos conteúdos de sala de aulas e do mundo. Aplicando o currículo da escola evidenciado pelo projeto-político-pedagógico e efetivando aos atores do processo a recriação e reconstrução do currículo a fim de resolver as especificidades da localidade.
Com isso há necessidade de compreender a cultura local, os envolvidos, os distintos grupos e fazer uma análise enquanto profissional da educação sobre a seleção de conteúdos e as pedagogias adequadas para a realidade evidente. Procurando entender que os educadores necessitam buscar conhecer não somente nossa língua mãe, mas se adentrar a um mundo bilíngue.
O desenvolvimento de uma pedagogia ativa e construtiva está vinculado ao diálogo entre teoria e prática no contexto interdisciplinar, com a participação ética nos trabalhos de grupos e de equipes. Pois, Os valores e crenças de equipes são elevados conforme seu grau de intensidade, respeitando as diferenças individuais no sentido de que cada individualidade seja preservada e os desejos e opiniões compreendidas.
Nas equipes, esse sentimento fica suplantado por uma atitude em sua totalidade desenvolvida pelos seus membros para alcançarem o seu objetivo. O trabalho em equipe se parece mais com uma atividade em mutirão, em que cada membro auxilia o outro a conseguir a satisfação dos objetivos propostos conseguindo assim, realizar a proposta que o conjunto quer. O educador deve levar em conta os trabalhos de equipes, podendo se alargar a elaboração dos projetos educativos no estabelecimento de ensino, contribuindo para uma visão e uma missão institucional, criando clima de cooperação, impregnando nas pessoas a ideia de uma cultura da democracia na escola e da participação de todos na consolidação