Papel do agente
CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ‘LATO SENSU’:
ADRIANA MARIA DA COSTA
DISCIPLINA: SOCIEDADE, SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍCIA COMUNITÁRIA
ALUNO: OZEAS RIBEIRO VENANCIO
O Papel do Agente
Questão: Na opinião de vocês e de acordo com as definições destes autores, quem é o sujeito operador do sistema de defesa social?
Durkheim
Em minha opinião, para Durkheim o papel do agente do processo social são os sujeitos que integram a sociedade e passam a representar o Estado em nome das demais pessoas, que conferem a estes indivíduos (agentes) poderes para dar garantias aos direitos individuais, através de estruturas deste Estado, agindo profissionalmente coordenados por outros órgãos sociais para o desempenho das suas funções. O processo social passa a serem exercidas pelo Estado, através de punições aqueles que forem contrários as normas estabelecidas pela sociedade, através destes sujeitos.
Marx
Quanto ao Marx, em minha opinião, o papel do agente do processo social são aqueles sujeitos que diretamente vinculam a realização de necessidades individuais básicas. È a relação entre agente do processo social e o Estado, um dependendo do outro. Esse sujeito não se difere dos demais indivíduos da sociedade, embora esteja exercendo um papel nesta estrutura, que é desenvolvimento social entre este sujeito e relações sociais de produção, constituindo a estrutura de uma sociedade, ou seja, relação entre os sujeitos operador do sistema de defesa social e a sociedade.
Weber
O papel do agente no processo social para Weber, no meu entendimento, ele considera esse sujeito como operador do sistema de defesa social, uma escolha pessoal em relação às outras pessoas tendo como base as ideias de valores, que estão inseridos na sociedade. Esta escolha pode ser considerada como meio e não como fim. Sendo que estes sujeitos realizam seu papel com reciprocidade, estes sujeitos são individualistas em relação ao conceito