Educação ambiental-o papel do educador como agente transformador para uma sociedade socioambientalmente responsável.
O papel do educador como agente transformador para uma sociedade socioambientalmente responsável.
Ana Maria Borges Richter
Prof. Orientador Hemerson Mafra
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 0100) – Trabalho de Graduação
25/02/12
RESUMO
O presente estudo tem por finalidade analisar e comparar o conceito de Educação Ambiental enquanto prática politico-pedagógica transformadora com a realidade do ensino de EA praticada nas escolas da rede publica do município de Imbituba/SC. Este novo enfoque na prática político-pedagógica da EA torna-se um desafio para os educadores modernos que precisam assumir uma postura crítica em seu fazer pedagógico através de práticas diferenciadas, questionadoras e problematizadoras, buscando a contextualização do que se ensina. Equipando e formando indivíduos atuantes no processo de transformação da realidade, objetivando a construção de uma sociedade socioambientalmente sustentável. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa, bem como a observação e prática de regência. Ao analisar os resultados obtidos, percebemos quão distantes estamos de uma educação libertadora, que instiga os educandos a se tornarem sujeitos do próprio conhecimento. Uma educação que os ensina a pensar de forma correta, desta forma tornando-os conscientes e responsáveis pela construção de uma sociedade humana sustentável.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Alfabetização Ecológica; Agente de transformação.
1 INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental enquanto prática politico-pedagógica tem como objetivo ações estratégicas que contribuam para a construção do processo de cidadania e para a melhoria de qualidade de vida da humanidade.
Os impactos ambientais gerados pelo crescimento econômico sem limites da sociedade pós-industrial comprometeram a resistência dos ecossistemas, obrigando a sociedade a mudanças rápidas quanto à