Papel da criança no processo de planeamento
Campus Académico de Vila Nova de Gaia
Escola Superior de Educação Jean Piaget – Arcozelo
(Decreto-Lei nº 468/88, de 16 de Dezembro)
Papel da criança no processo de planeamento
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia e Didática Geral em Educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino básico
Orientação: Professora Doutora Orquídea Campos
Discente: Sónia Micaela Alves Laranjeira, n.º 29626
Canelas, 15 de Fevereiro 2012
Ano Letivo de 2011/2011
O PAPEL DA CRIANÇA NO PROCESSO DE PLANEAMENTO
A abordagem High Scope tem como um dos seus métodos principais planear- fazer- rever.
Quando as crianças participam no planeamento do dia, seguem-no e depois relembram o que fizeram, estão a aprender “…a articular as suas intenções e a refletir sobre as suas ações”, assim “…começam a perceber que têm boas capacidades para pensar, tomar decisões e resolver problemas”, (HOHMANN. 2003, p.247) facilitando o seu percurso escolar.
Durante o processo planear- fazer- rever é a criança que tem o papel principal e o educador tem a função de orientar e ajudar a criança na organização e reflexão da sua planificação, devendo colocar os materiais e os espaços adequados à disposição delas.
Planear é inato nas crianças, elas desenvolvem o planeamento de atividades ao mesmo tempo que desenvolvem a linguagem, elas têm imensas ideias que precisam colocar em prática e, para isso, é necessário que comuniquem o que vão fazer. Por vezes o planeamento falha fazendo-as sentir culpadas, mas o educador deve encorajá-las a um novo planeamento, que lhes permita crescer com iniciativa própria.
O processo de planear desenvolve-se na criança conforme o seu crescimento, quando são bebés fazem algo porque lhes dá prazer, quando estão a aprender a andar seguem as suas intenções centrando-se no que fazer, aos dois anos centram-se nos resultados não se deixando distrair, com três trabalham de forma propositada e