Papeis de Trabalho
Tratar sobre os documentos permanentes ou em curso utilizados na auditoria das demonstrações contábeis.
Índice
1.
2.
3.
4.
Papéis de Trabalho
Organização dos Papéis de Trabalho
Tipos de Papéis de Trabalho
Revisão dos Papéis de Trabalho
Vale a pena ouvir:
Ouça sobre aspectos relevantes envolvendo os papéis de trabalho.
Papéis de Trabalho
O produto do trabalho da auditoria é evidenciado nos papéis de trabalho, que devem formar um conjunto harmônico e coeso acerca da matéria examinada.
Os papéis de trabalho, dessa forma, podem conter dados que sejam aplicáveis a mais de um trabalho e, por vezes, durante muito tempo.
Determinados papéis podem somente indicar a evidência obtida para aquele determinado dado e ter, portanto, validade exclusiva àquele caso.
A título de ilustração, podemos considerar o caso de um levantamento de sistema de controle interno, onde são demonstrados, em minúcias, os procedimentos, práticas e documentos gerados durante uma atividade. Tal sistema de controle interno tem características mais duradouras do que um teste documental que se faça para determinado número de atividades realizadas em um período de exame.
Por esse exercício, podemos dividir os papéis de trabalho em permanentes e em curso.
Pasta de papéis permanentes
Contêm as informações utilizáveis em bases permanentes. De modo geral, a pasta de papéis permanentes deve conter os assuntos importantes que tenham interesse permanente e podem ser utilizados em bases recorrentes.
Informações, papéis e anexos componentes desta pasta não devem ser incluídos na pasta de papéis em curso para não ocorrer duplicidade desnecessária.
Geralmente, aplica-se o artifício de referenciar tais informações para os papéis de trabalho em curso. O conteúdo da pasta de papéis permanentes necessita ser examinado e atualizado antecipadamente à execução do trabalho em curso, removendo e eliminando todo o material obsoleto ou superado.
Embora cada serviço ou atividade de auditoria seja