Papa
1 . INTRODUÇÃO
“ El Papa es argentino “ . Pois é , o novo papa , o 266º da Igreja Católica , é nosso hermano . Jorge Mario Bergoglio ( Francisco ) acabou com a extensa soberania européia de papas e foi o primeiro pontífice latino-americano , e em outras abrangências , o primeiro do hemisfério sul a ser chefe de estado do Vaticano e da Igreja Católica .
No ato da Promoção por meio de eleição , Jorge escolheu o nome de Francisco . Uma grande referência a São Francisco de Assis enaltecendo “ a simplicidade e dedicação aos pobres “ . Com seguimento na escolha do nome real , Jorge usou como motivação a frase dita pelo arcebispo brasileiro Dom Cláudio Hummes , logo após sua eleição , “ Não esqueça dos pobres “ .
Conhecido por um estilo pessoal despojado e simples, Francisco , nos seus anos como cardeal na capital argentina , viveu em um pequeno quarto atrás da catedral metropolitana , era acostumado a ser locomover apenas com transporte publico além de cozinhar seu próprio alimento . Seguindo essa humildade , o novo papa se mostrou controverso as “ regalias do poder “ . O mesmo ao aparecer aos fieis na sacada no Vaticano usou sobre a batina branca , um crucifixo de aço , controverso ao de ouro usado pelos papas anteriores, inclusive o Bento XXVI . Francisco também recusou a limusine blindada ao se deslocar na residência de Santa Maria , um dia após eleito . E ainda , para espanto dos Hospedes , o mesmo pagou pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou para o Conclave .
Jorge depois surpreendeu novamente ao ligar , sem a concessão ou ajuda de assessores ou secretários , para um padre amigo inclusive se anunciando ao telefonista de uma ordem jesuíta italiana . Fato este nunca havia ocorrido no supremo religioso .
2. DESENVOLVIMENTO
Jorge Mario Bergoglio , natural de Buenos Aires , nasceu no dia 17 de dezembro de 1936 . Filho de Regina Sivori , dona