Colocação Pronominal
Portuguesa
ESTER NEGREIROS
anaestern@yahoo.com
Colocação Pronominal
Em Língua Portuguesa, chamamos de ordem direta aquela em que os termos da oração se dispõem na sequência sujeito + verbo + complemento (objeto direto, objeto indireto), predicativo, adjuntos, etc.
Quando ocorre uma alteração nessa disposição dos termos, dizemos que está na ordem inversa.
Concluindo...
Colocação é o modo de dispor, na ordem direta ou inversa, os termos que compõem a oração. Os pronomes oblíquos átonos (o, a, os as, lhe, lhes, me, te, se, nos, vos), como todos os outros monossílabos átonos, apoiam-se na tonicidade de alguma palavra próxima. Assim sendo, esses pronomes podem ocupar três posições na oração: antes, no meio e depois do verbo.
Antes do verbo: nesse caso, ocorre próclise e dizemos que o pronome está proclítico.
Nunca me revelaram os verdadeiros motivos.
No meio do verbo: neste caso, ocorre a mesóclise, e dizemos que o pronome está mesoclítico; a mesóclise só é possível com o verbo no futuro do pretérito do indicativo.
Revelar-te-ei os verdadeiros motivos.
Revelar-me-iam os verdadeiros motivos.
Recebê-lo-emos no próximo verão.
Depois do verbo: neste caso, ocorre a ênclise, e dizemos que o pronome esta enclítico.
Revelaram-me os verdadeiros motivos.
Entre essas três possiblidades de colocação do pronome pessoal oblíquo átono em relação ao verbo, a próclise merece atenção especial, pois há várias palavras e expressões que exercem atração sobre o verbo. Atenção a Eufonia
Na língua escrita ou falada, para colocarmos adequadamente os pronomes na
FICHA 06
frase, devemos antes de tudo estar atentos ao que soa bem. Assim, por exemplo, numa conversa ou num texto escrito, dificilmente o falante diria ou escreveria: “Como presidente, ele nunca dedicou-se a projetos sociais”. Soa melhor aos nossos ouvidos
“Como
presidente, ele nunca se dedicou a projetos sociais”, o que coincide perfeitamente com as