Pantógrafos
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
MEC 250 – Dinâmica de Máquinas
Prof.: Paulo Cezar Buchner
GERADORES DE RETAS E PANTÓGRAFO:
ANÁLISE E CONSTRUÇÃO
Bruno César Lopes Santiago
César Almiro de Souza
Igor Renan Reis Carlos
Luis Felipe de Castro
Markél Zorzal Vitorino de Oliveira
Renato Mallosto Emerich de Abreu
Viçosa
Maio de 2011
1
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho objetiva-se analisar os principais mecanismos geradores de retas e reprodução de textos/figuras (pantógrafo). Tanto os geradores de retas quanto o pantógrafo tiveram origens essencialmente gráficas, cujo objetivo era auxiliar em desenhos e confecção de plantas técnicas. A única exceção desse contexto é a ligação de Watt, cuja origem se deu da necessidade de seu inventor de converter em movimento reto de mesmo sentido um movimento inicialmente circular oriundo da propulsão a vapor. Mais tarde esses mecanismos, de geometria e funcionamento essencialmente simples, ganharam ampla aplicação na indústria mecânica. O pantógrafo passa não mais a ter aplicação restrita à reprodução de desenhos mas a ser parte importante nos processos de fabricação, usinagem e correlatos. O critério matemático-geométrico que dá funcionalidade aos geradores de retas passa a ter aplicações em suspensões automotivas, máquinas a vapor e onde mais suas aplicações forem convenientes.
PANTÓGRAFO
Pantógrafo é um equipamento usado para reproduzir uma figura em seu tamanho natural ou em escala diferente do original. O significado da palavra é vinculado a essa propriedade de reprodução da mesma figura em tamanhos diferentes.
O pantógrafo mais simples é usado em desenho quando se quer copiar uma ilustração.
Figura 1:Esquema de Pantógrafo de desenhos. Fonte: Apostila 70
O pantógrafo para copiar desenhos é composto de quatro hastes de madeira ou metal, unidas entre si de modo que formem um paralelogramo ajustável, como mostra a figura acima.
Se usarmos a