Pantografo
Aplicação Prática de Vetores: Pantógrafo de desenho
Adriana Messias
Cláudio Miguel
Mônica Barros
Osmar Junior
Renan Abílio
São Paulo
2013
Aplicação Prática de Vetores: Pantógrafo de desenho
Professor / Orientador: Msc. Sidney Leal da Silva
São Paulo
2013
Resumo
Esse trabalho foi realizado com o intuito de definir e mostrar a aplicação de vetores em uma máquina simples e escolhemos o pantógrafo de desenho. Neste trabalho consta uma introdução aos vetores, soma, subtração e multiplicação de vetores, o que é o pantógrafo, aplicação em máquinas complexas e o desenvolvimento da montagem e instruções para fazer o próprio pantógrafo. Os cálculos são simples e se resume a multiplicação de vetores sendo necessário estudos de outras máquinas e outras aplicações para calcular outros vetores como, por exemplo, força, aceleração e velocidade.
O pantógrafo de desenho tem como ponto positivo uma ampliação ou redução de forma rápida de um desenho ou escrita, com baixo custo de material e fácil montagem, porém um ponto negativo é a necessidade de ter alguma habilidade para manuseio sendo facilmente utilizada por alguém que já tenha experiências em desenhos a mão.
A utilização de vetores é grandemente utilizada dentro da indústria, a aplicação com pantógrafos mecânicos é especifica e exemplificada no desenvolvimento do trabalho, porém, para estudos de outras aplicações vetoriais dentro da indústria é necessário novas pesquisas e estudos de diferentes máquinas.
Introdução Teórica
Vetores
Vetor é um segmento de reta orientado, que possuí dois pontos, ou seja, origem e extremidade, popularmente chamada de começo e fim. Também é usado na Física, Matemática e Geometria Analítica para representar uma grandeza vetorial, as quais necessitam de módulo, direção e sentido para serem interpretadas.
O que são grandezas vetoriais
São grandezas que necessitam além da distância