Pancreatite
A pancreatite crônica é uma inflamação do pâncreas de longa duração que altera sua estrutura normal e suas funções.
Causas:
A causa mais comum da pancreatite crônica é o alcoolismo.
Outras causas incluem : predisposição hereditária obstrução do ducto pancreático resultante da estenose desse ducto.
As vezes um episódio de pancreatite aguda grave pode provoca uma estenose do ducto pancreático tão acentuada que acarreta a pancreatite crônica. o álcool ingerido em grandes quantidades e por tempo prolongado determina alterações no parênquima pancreático, caracterizadas por fibrose e endurecimento, com consequente atrofia do pâncreas. Além disso, o principal duto pancreático (canal de Wirsung), que mede menos de meio centímetro de diâmetro, fica muito dilatado por causa do depósito de cálculos formados principalmente por cálcio em seu interior. Doente com pancreatite crônica pode ter surtos de pancreatite aguda.
Sintomas
Como a quantidade de enzimas digestivas diminui, o alimento é absorvido inadequadamente e o indivíduo pode evacuar fezes volumosas e fétidas. As fezes apresentam uma coloração clara e um aspecto gorduroso, podendo inclusive conter gotículas de gordura. A má absorção também leva à perda de peso. Finalmente, as células secretoras de insulina do pâncreas podem ser destruídas, levando gradualmente ao diabetes. podem revelar níveis elevados de amilase e de lípase. Além disso, os exames de sangue podem ser utilizados para se verificar a concentração de glicose no sangue, a qual pode estar elevada.
As radiografias abdominais e a ultrasonografia podem revelar a presença de cálculos no pâncreas.
Tratamento
Pacientes com diarreia que apresentam insuficiência exócrina devem receber, por via oral, as enzimas pancreáticas (amilase, lípase, etc.).
O paciente também deve continuar a abstinência alcoólica. Quando a dor persiste, o médico investiga a possibilidade de complicações (p.ex., uma massa inflamatória na cabeça do pâncreas ou um