Lab física
A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (d.d.p./ tensão). E ela é explicada pelo conceito de campo elétrico, ou seja, ao considerar uma carga A positiva e outra B, negativa, então há um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas os elétrons livres tendem a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos são atraídos. A corrente elétrica i em um condutor é definida através da equação: i=dq/dt Onde dq é a carga (positiva) que passa durante um intervalo de tempo dt por um plano hipotético que corta o condutor. Por convenção, o sentido da corrente elétrica é tomada como o sentido no qual cargas positivas se moveriam. A unidade de corrente no SI é o ampère, em homenagem ao físico francês Andre Marie Ampère, (A)=1C/s.
Lei de Ohm
A primeira lei de Ohm é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo. Dizemos que um dispositivo (condutor, resistor ou qualquer outro dispositivo elétrico) obedece à lei de Ohm se sua resistência R é independente definida por:
R(constante)=V/i
Um material obedece à lei de Ohm se sua resistividade é independente do módulo e da direção do campo aplicado E ⃗.
Resistividade e resistência elétrica
Resistividade elétrica (também resistência elétrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica.
A resistência elétrica, apresentada anteriormente, também pode ser caracterizada como a "dificuldade" encontrada para que haja passagem de corrente elétrica por um condutor submetido a uma determinada tensão. No SI a unidade adotada para esta grandeza é o ohm (Ω)
Quando conhecemos o comprimento, a secção do material e a resistividade (consultando a