lab de fisica
1) Esfera O procedimento utilizado na esfera de aço consistiu em uma triplicata medindo o diâmetro do mesmo com um paquímetro e um milímetro. Posteriormente, mediu-se a massa da esfera também em triplicata. Sendo assim, pode-se calcular o volume da esfera, também em triplicata, através do uso de uma proveta de 25 ml. Enchendo a mesma até a metade com água, anotou-se o volume e posteriormente anotou-se o volume marcado na proveta com a esfera junto na água. Tal processo pode garantir o volume indireto da esfera e posteriormente, o cálculo de sua densidade através da média da massa estabelecida.
2) Peso Com o peso, o procedimento foi calcular em triplicata sua massa e posteriormente, usar uma proveta de 50 ml para calcular seu volume. Enchendo a proveta até a metade de seu volume original e retirando o peso com um imã, anotou-se o volume com o objeto e a água e apenas com a água, para assim, realizar um cálculo de diferença de volume e estabelecer um volume para o peso e assim realizar os cálculos pedidos, tais como, a densidade do objeto.
3) Parafuso O mesmo procedimento realizado para o objeto geometricamente irregular que foi denominado como peso também foi realizado com o parafuso, porém, usou-se uma proveta de 10 ml e do mesmo modo pode-se medir o volume para o objeto em questão e posteriormente realizar os cálculos necessários, como a densidade. Resultados e Discussões
1. Esfera
c) Foram realizados procedimentos juntamente com água, proveta e a esfera para assim, medir seu volume indiretamente. Como a variação do volume deu sempre o mesmo valor, pode-se perceber que através dessa medida o volume da esfera é 2 ml³. Analisando a tabela abaixo, nota-se os valores encontrados realizados três vezes no mesmo procedimento:
Tabela 3: Medições de volume da esfera (medições indiretas)
V1 V2 ∆V=V2-V1
10,5 12,5 2
10,5 12,5 2
10,5 12,5 2
d) Calculando a densidade da esfera utilizando os valores de massa (Tabela 2) e de volume (Tabela 3) e