Lab. Física
Este relatório contém informações sobre como deve ser obtido os valores de resistência de resistores fixos através de um código de cores pré-estabelecido, e depois experimentalmente com um multímetro funcionando como um ohmímetro. Com isso foram montadas tabelas com os valores obtidos pelo código de cor e experimentalmente, com seu devido erro. Obtido todos os valores, constatamos que valor obtido experimentalmente está em um intervalo aceitável.
Palavra chave: resistores; códigos de cores; ohmímetro.
Introdução
Objetivo: O experimento a ser realizado no laboratório tem como principais objetivos nos orientar, a ler o valor nominal de cada resistor por meio de códigos de cores. E depois de fazer isso, começar a medir com o multímetro o valor experimental com suas devidas escalas. E enfim comparar os valores nominais com os valores experimentais.
Teoria: Resistores são componentes que tem por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica por meio de seu material. A essa composição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm (Ω). Há uma grande variedade de resistores, fixos e variáveis, suficiente para ter o valor da resistência escrita, em ohms, em seu encapsulamento. Entretanto, alguns são tão pequenos para terem números impressos, que é usado um sistema de código de cores. Para resistores fixos de, quatro faixas coloridas são impressas em uma extremidade do encapsulamento. Cada cor corresponde a um valor numérico indicado na Tabela 3. As faixas coloridas são sempre lidas a partir da que está mais próxima de uma das extremidades. A primeira e a segunda faixas representam o primeiro e segundo digito, respectivamente. A terceira faixa determina o multiplicador, em potencias de 10, dos primeiros dois dígitos, ou um fator de multiplicador se a faixa for dourada ou prateada. A quarta faixa é a tolerância do resistor fornecida pelo