Lab física
I- Título: Superfícies Equipotenciais
II- Objetivo: O experimento foi feito para que se possa fazer a verificação de superfícies equipotenciais. Podemos denominar superfície equipotencial uma superfície que possui os pontos com o mesmo potencial elétrico. Com isso o experimento foi realizado com o objetivo de verificar a formação dessa superfície e obter sua análise gráfica.
III- Introdução teórica e desenvolvimento:
Tópicos:
- Campo elétrico
- Força elétrica
- Linhas de força
- Superfícies equipotenciais
- Campo Elétrico
Chama-se Campo Elétrico o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma carga geradora de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q.
Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.
Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.
É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova. Se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.
Campo elétrico é um vetor, assim estuda-se a direção sentido e intensidade dele.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
É importante ressaltar que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.
- Força elétrica
A força elétrica é originada pela interação de uma carga elétrica com outras cargas elétricas. Esta força pode ser de repulsão ou atração conforme os sinais das cargas. Cargas de sinais