Comparando culturas e organizações
Organização A: Possui uma cultura mais conservadora e rigorosa, a empresa tem suas regras fixas e não se abre a novas ideias.
Organização B: Possui uma visão mais humanística onde procura valorizar acima de tudo seus funcionários os motivando e se abrindo as novas ideias dos mesmos, conta sempre com a confiança e colaboração de todos. 2. Quais os pontos positivos e negativos da Organização A e da Organização B?
Organização A.
Pontos positivos: Organização, autoridade definida e reconhecida, preocupação com a produção, mantém seus valores.
Pontos negativos: Desmotivam os funcionários, não são flexíveis, não há confiança, falta de trabalho em equipe e oportunidades de crescimento.
Organização B.
Pontos positivos: Flexíveis, inovadores, motivação, companheirismo e confiança aos funcionários, um local de trabalho agradável.
Pontos negativos: Autoridades não definidas, poucas regras, correm riscos de fracassos. 3. Quais os reflexos dessas culturas em seus respectivos empregados (organização A e B), ou seja, seus comportamentos e atitudes e suas formas de pensar e agir?
Organização A: Medo, isolamento, desmotivação, receio, falta de oportunidades e companheirismo entre os funcionários.
Organização B: Motivação, confiança, companheirismo, colaboração e proatividade. 4. Descreva o perfil do empregado que contrataria para a organização A e para a organização B? Justifique.
Organização A: O funcionário precisa ser voltado ao trabalho sem ambição de crescimento e reconhecimento, obedecer rigorosamente às regras para que consiga se manter na empresa que não abre mão dos seus valores e rigidez.
Organização B: Um funcionário proativo, comunicativo e participativo se adequaria muito bem a essa organização, devido a liberdade que a empresa tem para com os funcionários e clientes. 5. Descreva o perfil de liderança que se adaptaria à cultura da organização A e B. Justifique.