PANCREATITE
A Pancreatite aguda é uma condição resultante da inflamação aguda do pâncreas. A principal função do pâncreas é produzir enzimas digestivas, insulina e glucagon que regulam os níveis de açúcar de sangue.
Na Pancreatite, as enzimas pancreáticas que normalmente são lançadas nos intestinos delgados para ajudar na digestão são ativadas dentro do próprio pâncreas e começam a danificá-lo. Se a crise é grave ou prolongada, ou se ocorrem surtos de pancreatite aguda repetidamente, a lesão permanente do pâncreas pode acontecer e levar a uma condição chamada pancreatite crônica.
As duas causas mais comuns de pancreatite são os cálculos de vesícula biliar e o etilismo (uso abusivo do álcool). Como o canal pancreático, que leva enzimas digestivas do pâncreas para o intestino delgado é comum ao canal da bile, que vem da vesícula biliar e do fígado, os cálculos biliares que entupirem o canal pancreático impedem que as enzimas cheguem ao intestino, ficando acumuladas dentro do fígado e sendo pois ativadas, corroendo o órgão por dentro. Embora a maioria das pessoas que bebem álcool não desenvolva a pancreatite, beber grandes quantidades de álcool pode ativar a pancreatite.
Outros fatores que às vezes podem causar pancreatite incluem:
* Trauma abdominal (pancreatite traumática),
* Cirurgia abdominal,
* Medicamentos, incluindo certos antibióticos (metronidazol, sulfa e tetraciclina),diuréticos tiazídicos e estrogênio,
* Altos níveis de cálcio ou triglicérides no sangue,
* Algumas infecções, como caxumba ou hepatite viral,
* Procedimentos endoscópicos que envolvem o canal biliar e pancreático,
* Idiopática (não é encontrada causa).
CONCEITO
Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, que pode ser aguda ou crônica.
O consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos da doença.
A pancreatite aguda ocorre subitamente e dura por um curto período de tempo e geralmente melhora. A pancreatite crônica não melhora por