Pancreatite
O que é ? A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ocorrer de forma repentina, sendo caracterizada como pancreatite aguda ou de forma crônica e também as vezes hereditária, quando ela evolui lentamente. O principal sintoma da pancreatite é a dor intensa no abdômen que inicia de repente e impede o indivíduo de realizar qualquer tarefa. O Pâncreas produz substancias químicas chamadas enzimas e liberam os hormônios insulina e glaucon, as enzimas ficam ativas somente depois de atingirem o intestino delgado onde elas são necessárias para a digestão dos alimentos. Quando essas enzimas ficam de alguma forma ativas dentro do pâncreas, elas comem o tecido do pâncreas. Isso causa inchaço, hemorragia e danos ao pâncreas e aos seus vasos sanguíneos.
Sintomas
Aguda: forte dor abdominal que inicia de repente na região superior do abdômen, na qual dizem ser uma das piores dores que existem, enjoo e vomito, pele e olhos ficam amarelados, e também a icterícia (síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo).
Crônica: dor ou desconforto abdominal, a dor aparece nas fases de agudização da doença e tem as mesmas características daquela provocada pela pancreatite aguda, perda de peso, febre alta, fezes gordurosas, diarreia e diabetes (porque o pâncreas vai perdendo suas funções exócrinas e endócrinas).
Diagnóstico O diagnóstico da pancreatite é feito através da observação do indivíduo, sua história clínica e confirmada através de exames de diagnóstico como:
Raio x do abdômen;
Ultra-som abdominal,
Amilase e lipase no sangue mais de 3 vezes maior que o normal.
Tomografia computadorizada;
Exames de sangue;
Causas As mais comuns são pedra na Vesícula Biliar, Danos causados pelo álcool exagerado, cálculos biliares (a bile produzida pelo fígado e as enzimas produzidas pelo pâncreas vão para o intestino através de pequenos canais, e por