Pancreatite
Nutrição 4º Período
Turno: Matutino
Manaus
2011
Pancreatites
Pancreatite é a inflamação do pâncreas. O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago. É um órgão com várias funções, sendo parte responsável pela produção de insulina e parte responsável pela produção de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos. A pancreatite pode ser aguda ou crônica.
Pancreatite aguda
Mais do que uma inflamação no pâncreas, a pancreatite aguda é uma doença que atinge um dos órgãos mais importantes do nosso organismo.
Fazendo uma breve revisão, o pâncreas é um órgão localizado na parte superior do abdome e é responsável pela produção de insulina e de enzimas que auxiliam na digestão.
A insulina, como sabemos, transporta a glicose presente em nosso sangue par a dentro das células. Pacientes diabéticos apresentam baixa produção ou função anormal da insulina.
As enzimas pancreáticas responsáveis pela digestão são amilase e lipase. A amilase quebra as moléculas de açúcares e a lipase faz o mesmo com as moléculas de gordura.
Pancreatite Crônica
Pancreatite Crônica é definida quando há lesão anatômica progressiva e irreversível da glândula pancreática, caracterizada por destruição do parênquima glandular com substituição por fibrose, atrofia glandular e dilatação canalículo-acinar
Existem dois tipos de pancreatites crônicas (PC): as calcificantes (PCC) e as obstrutivas (PCO). As calcificantes, assim denominadas por apresentarem calcificações ao longo do parênquima pancreático, são as mais comuns. Entre elas, há as pancreatites crônicas alcoólicas, hereditárias, idiopáticas, nutricionais e metabólicas. As obstrutivas são mais raras, denominadas assim por apresentarem obstáculo geralmente na sua porção cefálica, dificultando a drenagem do suco pancreático, o que por fim acarreta atrofia glandular. Entre elas,