panarello
A meta era ter uma ferramenta por onde trafegasse a metade dos pedidos no período de 12 meses, reduzindo assim o atendimento via call Center. Vale ressaltar que o canal telefônico predominava como meio para receber os pedidos das farmácias ou estabelecimentos de saúde.
O piloto, entretanto, só começou em janeiro de 2009 em uma das distribuidoras do grupo com go live em junho do mesmo ano. São três unidades no total: Sudestefarma, Americanfarma e Panarello.
Tácio Henrique Silva, gerente de Tecnologia da Informação do grupo Panpharma, explica que durante o interim as empresas fizeram o mapeamento da cadeia de suprimentos para entender o que faria o cliente optar pela Panarello ao invés das distribuidoras concorrentes. “A principal lição neste período foi descobrir que o cliente nem sempre opta pelo menor preço, mas sim pelo canal que oferece a maior facilidade de uso”.
O desafio técnico foi integrar a solução Neogrid com os três ERPs que existiam na época dentro do grupo. “Usamos SAP versão 4.6C desde 2001 na Panarello e nas demais distribuidoras, os sistemas eram proprietários. A migração da primeira distribuidora com os módulos FI/CO e MM aconteceu em 2008 seguida da outra com os mesmos módulos em 2009. Agora, em 2010, vamos começar o upgrade para versão 6.0 do SAP em todas unidades”, conta Silva.
Após nove meses de uso da solução Neogrid, a adoção de 10 mil clientes tinha sido atingida e metade dos pedidos foi realizada via portal, reduzindo drasticamente a demanda do call Center. Neste mês, a solução será implementada na última distribuidora, o que representará um aumento de 25% no volume de pedidos. Metas superadas criaram novas expectativas: atingir 75% do volume