Case: distribuidora de medicamentos panarello
2- Como a Panarello conseguiu prosperar durante os anos de inflação alta?
Graças a uma política de estoques altos e prazos elevados para pagamento dos fornecedores, a distribuidora ganhava com as aplicações no mercado financeiro. Outra forma de engordar os lucros veio dos generosos benefícios fiscais concedidos pelo Governo de Goiás. 3- Como foi a adaptação ao fim da inflação? Como a Panarello se estruturou para oferecer vantagens competitivas ás farmácias?
O final da inflação foi na verdade o grande momento para a Panarello, pois em meados dos anos 90 faliram muitas concorrente, como por exemplo a líder de mercado que não se prepararam para o fim da inflação diferentemente da Panarello. Com isto, várias distribuidoras, que atuavam também com redes de farmácias próprias, ressentiram-se da falta de foco. A Panarello centrou suas baterias no atendimento ás farmácias isoladas, ocupando os espaços deixados pelas rivais. Segundo ele, “distribuidoras é como pronto socorro: tem de atender a todos rapidamente’. A Panarello aceita encomenda a partir de 100 reais. Qualquer farmácia, num raio de 100 Km, recebe até 3 remessas por dia. Acima dessa distância o pedido é entregue em até 24 horas. 4- E para os laboratórios que a Panarello representa. Que vantagens eles têm, quando trabalham com a Panarello?
A Panarello é a empresa de maior penetração geográfica entre as distribuidoras de medicamentos, o que representa uma vantagem competitiva e faz com que ela seja a escolha dos laboratórios. Conforme no Brasil existem mais de 50.000 farmácias, o custo de distribuição direta é muito elevado para os laboratórios e é por isso que eles se tornam parceiros da Panarello, que tem maior penetração geográfica. Portanto, a Panarello é considerada uma parceira estratégica para os laboratórios. Além disso, contando com uma equipe de 900