Palno social
Apresentação
Ao decorrer da observação do, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itagi, onde há muitas adolescentes de 14 a 17 anos sendo acompanhada por uma assistente social e uma psicóloga, onde elas se encontram em fase de gestação. Lá são feitas reuniões de 8 em 8 dias, para orientação de como cuidar de bebês e da saúde das futuras mamães.
Durante a gravidez muitas mudanças acontecem no corpo da mulher fazendo com que esse período exija cuidados especiais, muitas dessas meninas tiveram que abandonar ou interromper o estudo por estarem grávidas e outras só descobrem a gravidez quando a barriga se desenvolve.
Tenho observado que o índice de meninas grávidas neste período vem aumentando muito. A partir do 6º semestre quero apresentar as propostas para esse plano de estágio que é desenvolver um projeto de intervenção com ações sociais no sentido de promover um trabalho cooperativo, participativo e interdisciplinar, fomentando a participação e a integração dos profissionais:
Assistentes Sociais, Psicólogo, médico e enfermeiro ao mesmo tempo que visem promover a dignificar as gestantes no período que exige cuidados especiais, será um trabalho informativo voltado a questão das meninas mães participarem mais e dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido lá no CRAS.
Tenho como meio de intervenção trazer para essas adolescentes mais esclarecimentos dispondo de palestras esclarecedoras que venham tirar dúvidas a partir da gestação e do nascimento do bebê.
JUSTIFICATIVA
O Ministério da Saúde salienta a importância do pré-natal a incentivar todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no sistema Único de saúde (suas). Com os exames médicos realizados no pré-natal, que é possível identificar a reduzir muitos problemas de saúde que