Palladino trabalho
Villa Caldogno
Palladio, amigo de família dos Caldogno, interveio sobre uma estrutura pré-existente, talvez da primeira metade doséculo XV, bem visível na meia-cave que hospeda actualmente a biblioteca municipa
Onde? (Local da Construção)
Caldogno, Província de Vicenza
Quando? (Período de Construção)
Ínicio dos trabalhos em 1542 e termino em 1570
Porquê? (Qual o seu conceito em partido Arquitetônico)
Em 1541, o patrono Losco Caldogno, aristocrata vicentino e activo comerciante de seda, tinha recebido de herança uma propriedade agrícola e nunerosos campos em Caldogno.
Ligado por estreitos vínculos de parentesco a patronos palladianos como os Muzani e posteriormente os Godi de Lugo di Vicenza (Villa Godi), com grande probabilidade encomendou a Palladio a reestruturação da casa de lavoura. Não se têm elementos precisos acerca da data da intervenção: é possível fixar o início dos trabalhos em 1542, estando a casa certamente habitada em 1567 e a data "1570" inserida na fachada indica provavelmente o fim das obras de decoração.
Como? (Qual a técnica construtiva utilizada)
A fachada principal é caracterizada pelos três grandes arcos da loggia do átrio de entrada, postos em evidência por uma cornija em colmeado rústico de tijolos. Por cima está colocado o frontão triangular. Esta villa não está incluida nos I Quattro Libri dell'Architettura; embora não existam provas directas que seja obra do arquitecto de Pádua, a estrutura remete para outras obras palladianas, como a Villa Pisani, em Bagnolo di Lonigo (1542), a Villa Saraceno, em Finale di Agugliaro (1543), ou a Villa Zeno, em Cessalto.
A fachada principal é caracterizada pelos três grandes arcos da loggia do átrio de entrada, postos em evidência por uma cornija em colmeado rústico de tijolos. Por cima está colocado o frontão triangular.
A planimetria é muito simples e as salas não são perfeitamernte proporcionais, mas muito provavelmente isso deriva da reutilização da