Palestra sobre o transito
Plano de Contas- É plano sistematizado e metódico de todas as contas movimentadas por uma empresa. Cada empresa deve ter seu próprio plano de contas de acordo com suas características próprias.
Critérios para elaboração de um plano de contas.
1) Reunir em uma só conta todos os elementos da mesma natureza.
2) Utilizar nomes de conta que identifiquem claramente os elementos representados.
3) Obedecer ao critério de liquidez para ordenar as contas do ativo. As contas que representam dinheiro vêm em primeiro lugar, seguidas das demais, na ordem decrescente de conversibilidade.
4) As contas retificadoras do ativo devem constar do mesmo grupo das contas retificadas.
5) As contas do passivo devem ser dispostas na ordem decrescente de exigibilidade. Primeiramente vêm aquelas que representam obrigações cujo pagamento tem prioridade.
6) As contas de capital a Integralizar Prejuízo Acumulados e Ações em Tesouraria, devem constar do grupo do Patrimônio Liquido.
7) As contas devem ser reunidas em grupos que definem claramente características comuns aos elementos do mesmo grupo.
8) As contas de despesas e receitas devem constar de grupos que identifiquem os encargos dos setores da empresa ou natureza departamental.
9) O plano deve possuir contas em numero suficiente para registrar todos os fatos contábeis, sem, no entanto, estender-se em minúcias desnecessárias.
10) As despesas e receitas não operacionais devem constar de grupos distintos das despesas e receitas operacionais, ou seja, aquelas decorrentes da atividade objeto da empresa. PLANO DE CONTAS (GRUPOS E SUBGRUPOS)
ATIVO PASSIVO CIRCULANTE
Caixa, Bancos, Clientes, Estoques, etc.
REALIZÁVEL em LONGO PRAZO
Valores a Receber, etc.
PERMANENTE
Investimentos
Imobilizado
Intangível
Diferido CIRCULANTE Salários a Pagar, Empréstimos e Financiamentos, Contas a Pagar, Tributos a Recolher, Provisão de Férias e 13º Salário, etc. EXIGÍVEL em LONGO PRAZO
Financiamentos, etc.
RESULTADO