Prevenção a acidentes de transito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) foi quem promoveu o evento realizado no dia 18 de setembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo que reuniu estudantes de todas as idades para a palestra, com o Filósofo Mário Sérgio Cortella. O evento fez parte do segundo dia da programação da Semana Nacional de Trânsito 2013, cujo tema foi: “Álcool, outras drogas. Prevenção de acidentes. Efeitos, responsabilidades e escolhas.”.
A abertura do segundo dia foi com a apresentação de balé "Crianças em ritmo de trânsito/ No compasso da sinalização", do colégio Oswaldo Tognini, vencedor da Categoria Infantil do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran-MS). Os temas abordados na palestra foram o papel e responsabilidades de pais e educadores, a relação entre responsabilidades e escolhas e o contexto histórico da mistura álcool e direção.
Em seguida, o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira, cumprimentou o público, as autoridades e convidou o Professor Doutor Mário Sérgio Cortella para iniciar a sua palestra.
Cortella realizou uma palestra educativa, voltada para os jovens presentes de forma descontraída e didática. Falou sobre medidas preventivas de acidentes, e também da participação dos familiares para a formação do condutor desde a infância. "A Semana Nacional de Trânsito, é um ato de amor à capacidade de vida", definiu o palestrante.
Ainda comentou sobre a criação da lei do cinto de segurança de Murilo Antunes. "Na época, algumas pessoas compravam camisas do Vasco e da Ponte Preta para não usarem o cinto de segurança, hoje em dia a maioria já o usam de forma inconsciente", lembrou.
Ele encerrou a palestra defendendo que é preciso humildade para entender que algumas necessidades humanas são geradas pela própria sociedade, e que antes de fazerem suas escolhas, pensem nos efeitos que