A psicologia e a prevenção em acidentes de trânsito
A PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO
- MÓDULO I –
PROFESSORA: CRISTINA ARMANI MADEIRA
LILIANA PRATES VALIM
- INTRODUÇÃO -
O presente trabalho tem como proposta apresentar algumas das formas de atuação dos profissionais da Psicologia no que concerne à prevenção de acidentes de trânsito.
Este tema foi motivo de atenção e debate no XIV Encontro Nacional da ABRASPO - Associação Brasileira de Psicologia Social - ocorrido entre 31 de outubro e 02 de novembro de 2012, na cidade de Torres/RS.
A seguir, será exposta parte do conteúdo da fala de Andrea dos Santos Nascimento, psicóloga e também conselheira do Conselho Federal de Psicologia.
- JUSTIFICATIVA -
A escolha deste texto se deu por considerar que, somente com a inclusão e a participação efetiva da sociedade, abrangendo a todas as camadas indiscriminadamente e se desenvolvendo assim, um senso pleno de coletividade e cidadania, se poderá atuar, de modo gradual, mas consistente, na prevenção de acidentes no trânsito.
- A PSICOLOGIA E A PREVENÇÃO EM ACIDENTES DE TRÂNSITO -
A Política Nacional de Trânsito que entrou em vigor em 2004, trouxe à tona a discussão acerca da necessidade de investimento na saúde, na educação, na plenificação da cidadania e na mobilidade humana, objetivando assim, um trânsito mais seguro, com vistas a ter o reconhecimento, por parte das autoridades, de que muitas vidas são ceifadas diariamente no trânsito.
No atual momento em que vivemos, torna-se imprescindível que as diversas entidades envolvidas com o trânsito se mobilizem em direção a um movimento congregador – seja em seu aspecto educativo, seja em seu aspecto técnico, seja em seu simples uso. Um movimento proposto pela sociedade civil.
Idealizado pelo Conselho Federal de Psicologia, o Movimento Nacional pela