Paleontologia de vertebrados
Origem e evolução dos mamíferos
Paleontologia de vertebrados
Origem e evolução dos mamíferos
Conceito
A Paleontologia é a ciência que estuda os seres vivos antigos, isto é, os animais e plantas que viveram em épocas passadas da História da Terra e que hoje se encontram na forma fóssil. É uma ciência em que a Biologia e a Geologia se inter-relacionam, já que, sendo essencialmente uma ciência biológica, necessita do auxílio da Geologia e constitui-se como um elemento fundamental dos estudos geológicos, especialmente da Geologia Histórica (Infopédia, 2003). Atualmente um grande número de paleontólogos dedica-se ao estudo dos vertebrados. Esses profissionais têm também atuado na divulgação científica da Paleontologia (Carvalho, 2010).
Origem dos primeiros mamíferos A origem dos mamíferos é considerada muitas vezes como um acontecimento relativamente súbito e instantâneo à escala do tempo geológico, que se deu ao final do Triásico. No entanto, os mamíferos são o produto de uma linhagem que teve início nos sinapsídeos não mamíferos e as estruturas anatómicas características dos mamíferos evoluíram durante todo o período que vai do Pérmico ao Triásico (Planetvet, 2011).
Segundo Pough et al. (2008), os dois principais grupos de sinapsídeos não-mamíferos foram os pelicossauros e os terapsídeos. Os pelicossauros, o mais primitivo dos dois grupos, foram encontrados em latitudes paleoequatoriais do Hemisfério Norte (Laurásia) e eram predominantes no início do Permiano. Os terapsídeos mais derivados foram encontrados, predominantemente, no Hemisfério Sul (Gondwana). Eles datam desde o final do Permiano até o início do Cretáceo, mas eram predominantes do final do Permiano até o início do Triássico.
Segundo Planetvet (2011), os terapsídeos foram os vertebrados dominantes durante o período final do Pérmico e foi o único grupo de sinapsídeos que sobreviveu à grande extinção maciça que se deu na