Paleontologia e Biologia
GEOLOGIA
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
SAMUEL APARECIDO DA SILVA CORREA
CONTRIBUIÇÃO DAS BASES DA
BIOLOGIA NA PALEONTOLOGIA E
APLICAÇÕES
Caçapava do Sul – RS
2013
RESUMO – O presente trabalho tem como objetivo principal, apresentar de forma breve algumas aplicações dos principais temas apresentados durante o decorrer do curso de Introdução à Biologia na Paleontologia, bem como ressalvar a importância dos estudos paleontológicos, quer seja no campo econômico (petróleo, carvão, etc), quer seja no campo científico (paleoecologia, paleoclimatologia, palebiogeografia, micropaleontologia,paleobotânica, paleozoologia, etc.)
ABSTRACT – This paper’s main objective is to present briefly some applications of the main topics presented during the course of Introduction to Biology course in paleontology, as well as to safeguard the significance of paleontological studies, whether in the economic field (oil, coal, etc), either in the scientific field (paleoecology, paleoclimatology, paleobiogeography, micropaleontology, paleobotany, paleozoology, etc). INTRODUÇÃO
A vida na terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas e outros materiais como o gelo, o âmbar e o asfalto. Estes restos e evidências são denominados de fósseis e constituem o estudo da Paleontologia.
A história dos fósseis é também a história da migração dos continentes, das mudanças climáticas, das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e na flora ao longo do tempo geológico.
Os princípios e métodos da paleontologia fundamentam-se em outras duas ciências: a biologia e a geologia. É na biologia que o paleontólogo busca subsídios para estudar os fósseis, já que eles são restos de um antigo ser vivo. Em retorno, a
Paleontologia fornece aos biólogos uma dimensão do tempo em que os grandes ecossistemas atuais se estabeleceram e