Artigo Estudo dos Ciclóstomos
Os trabalhos neste volume aconteceram a partir do 15º Centro de Biologia do Desenvolvimento em reunião "Avanços na Cyclostome Research " que organizamos . A reunião foi realizada no CDB RIKEN Instituto Kobe nos dias 24 e 25 de Janeiro de 2008, com o apoio da CDB .
Vertebrados sem mandíbula têm sido de interesse para os embriologistas e morfologistas comparativos para mais de um século . Enquanto a morfologia comparativa entre as lampréias , Mixinas e gnathostomados tem sido reconhecida em contribuir para a compreensão da origem de mandíbulas e outros traços dos gnatostomados , a disponibilidade de métodos moleculares modernos reacendeu o interesse nestes tópicos , e biologia evolutiva do desenvolvimento , juntamente com a paleontologia , abriu novos caminhos para o estudo da origem dos gnathostomados.
Na última década, por causa de um interesse renovado na evolutiva biologia do desenvolvimento , a importância das lampreias e mixinas para a nossa compreensão de evolução dos vertebrados sofreu o ressurgimento do interesse , como evidenciado pelo projeto genoma das lampreias em andamento no Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano . Como novo técnicas moleculares e de imagem se tornam disponíveis, ambas as perguntas paleontológicas e neontological estão sendo retomados e estão oferecendo novos insights e especulações na evolução dos vertebrados .
Assim , determinou-se o momento era ideal para reunir muitos dos pesquisadores atualmente contribuindo para a nossa compreensão da biologia do agnathos .
A diversidade dos palestrantes do encontro contou com biólogos do desenvolvimento evolutivo , filogenia e genômica, pesquisadores, paleontólogos e pesquisadores de endocrinologia, porque como nós mover para o século 21, a integração entre essas disciplinas tem incentivado atividades sinérgicas para se desenvolver. O objetivo deste encontro foi destacar em um único ambiente o mais recente avanço nesse grupo basal importante de vertebrados para facilitar