Historia das olimpiadas
Os jogos Olímpicos antigos.
Os gregos foram os grandes criadores dos primeiros Jogos Olímpicos, a sua origem confunde-se com a mitologia. Uma das lendas conta que o herói Hercules, filho de Zeus, no quinto dos doze trabalhos que devia realizar, propôs limpas os estábulos do rei Áugias, de Élida. Em troca Hercules receberia a décima parte de seu rebanho. Hercules executou a tarefa em apenas um dia, porem Áugias não cumpriu sua parte do acordo. Hercules furioso reuniu um exercito e atacou Élida, matando Áugias. Arrependido ou temendo a ira de seu pai, Zeus, Hercules criou os jogo para agrada-lo.
Apesar da falta de registros históricos de sua origem, é sabido que os Jogos tiveram vida longa, de acordo com os documentos da época, a competição durou mais de mil anos, de 776 a.C. a 395 d.C.
No primeiro ano, houve um acordo de trégua de conflitos, que reuniu os reis de Ilia, Esparta e Pissa, selado no templo de Hera, em Olímpia, a respeito da realização dos jogos. Em razão da autonomia das regiões, eram comuns e constantes conflitos entre elas. Mas com o passar dos anos os jogos ganharam o incrível poder de dar uma trégua a todos esse conflitos, o que era rigorosamente respeitado. A trégua era inicialmente de um mês, mas foi aumentada para três, com o objetivo de proteger os viajantes que vinham de muito longe para participar dos Jogos.
Todos os jogos da Era Antiga foram realizados na cidade de Olímpia, que era considerada desde tempos pré-históricos um local sagrado. As competições tinham como objetivo agradar a Zeus e aos outros deuses, segundo a crença grega, o corpo tinha tenta importância quanto o intelecto e o espírito, o que explicava a busca por um corpo saudável e forte, a beleza exterior deveria refletir a beleza interior.
Originalmente, as modalidades serviam para compor o treinamento militar, porem com o tempo os esportes foram absorvidos como uma forme de divertimento.
Os jogos