historia das olimpiadas
Os jogos Olímpicos marcaram a história das Olimpíadas, pois sempre que olhamos para eles lembramos o espírito olímpico, competição saudável e da união dos povos. Os aros, a tocha, o lema, a mascote, o hino, o juramento e a medalha são alguns dos símbolos Olímpicos, mas o que mais de destaca são os aros, a bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Seus cinco aros entrelaçados representam a união entre os cinco continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul=Europa; amarela=Ásia; preta=África; verde=Oceania; e vermelha=América).
Inicio dos Jogos Olímpicos
As Olimpíadas foram disputadas pela primeira vez no ano de 753 a.C. , na Grécia. Os jogos surgiram como uma forma de homenagear os deuses, entre eles Zeus.
As olimpíadas têm esse nome, pois aconteciam na cidade de Olímpia. A vitória nos Jogos Olímpicos consagrava o atleta para toda a vida, transformando-o quase num herói.
Esse evento era tão importante na Grécia antiga, que os gregos, que muitas vezes guerreavam entre si, paravam as guerras que estavam envolvidas para celebrar os jogos olímpicos. Era a chamada “trégua sagrada” que garantia aos atletas e expectadores a segurança necessária para participar ou assistir às diversas modalidades esportivas, ou ainda para homenagear os deuses ou apreciar os diversos artistas que se encontravam em Olímpia para o evento. Somente gregos tinha o direito de disputar as diversas modalidades esportivas presentes nos jogos, ou seja, Grego na Grécia Antiga, era todo o falante da língua grega, e adepto da cultura e religião gregas. Deste modo, atenienses, espartanos, tebanos, e muitos outros habitantes das diversas polis gregas não poderiam participar, estavam foram dos Jogos Olímpicos.
Mas nas Olimpíadas da antiguidade, não eram somente os bárbaros que estavam proibidos de participar do evento. Mulheres e escravos também não eram aceitos nas competições. Para as mulheres