Paleontologia de vertebrados no Brasil
ELAINE MACHADO
Resumo
Os vertebrados são encontrados em uma grande escala do tempo geológico, com início no Cambriano Inferior. A paleontologia de vertebrados engloba o estudo de diversos grupos como: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Dois grandes nomes importantes na paleontologia de vertebrados do Brasil são: Peter Lund, que reuniu uma grande coleção de mamíferos pleistocênicos, sendo considerado “Pai da Paleontologia Brasileira”, e Llewillyn Ivor Price, que reuniu a maior coleção de répteis fósseis do país.
No Brasil existem inúmeras bacias sedimentares onde são encontrados fósseis de vertebrados, de diversas idades. Destaque para a Bacia do Araripe que possui uma grande diversidade e um excelente estado de preservação dos fósseis. A abordagem no estudo da paleontologia de vertebrados pode ser de inúmeras formas: descrição morfológica, filogenia, tafonomia, tomografia, reconstrução 3D, lâminas osteológicas, entre outras. Os resultados podem ser divulgados de diversas formas, como: publicação de artigos científicos, apresentação em eventos, montagem de exposições, notas em jornais e revistas, atividades educacionais, aulas, palestras, etc.
No Brasil não existe curso de graduação ou pós-graduação em paleontologia. Porém inúmeras instituições no Brasil contam com laboratórios de paleontologia, em museus ou instituições de ensino superior. Não existe uma sociedade de paleontologia de vertebrados no Brasil, porém existe a Sociedade da Paleontologia Brasileira. No Brasil há o “Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados” que acontece a cada dois anos, ao contrário dos anuais em outros países. Existem no Brasil museus de geociências e de história natural que possuem exposições de paleontologia, além de coleções científicas de grande importância. O Brasil é um dos poucos países no mundo onde o comércio de fósseis é ilegal.
Referências bibliográficas:
- POUGH, F. H.; Janis M.C. & Heiser, J.B..