Palavras
“TERRA PARA ROSE”
O documentário “Terra para Rose”, dirigido por Tetê Morais aborda o tema da Reforma Agraria, onde se tem um resgate histórico da criação do Movimento Sem Terra, suas dificuldades e ganhos sociais, o documentário traz de forma clara a luta por terras e garantia de todo direito previsto pelo Estatuto da Terra.
Rose é uma agricultora sem-terra que, com outras 1.500 famílias, participou da primeira grande ocupação de uma terra improdutiva na Fazenda Anoni, no Rio Grande do Sul, alvo de uma ferrenha disputa na década de 80. A partir da trajetória da personagem, O filme aborda a sensível questão da reforma agrária no Brasil, no período de transição pós-regime militar, retratando o início de um polêmico e importante movimento social, o MST. Rose deu à luz o primeiro bebê que nasceu no acampamento montado na fazenda, este filho tornou-se símbolo da terra, de vida e esperança, além disso, Rose foi morta em um acidente que não foi totalmente esclarecido.
Percebe-se no decorrer do documentário como o movimento ganhou apoio e repercussão nacional, para exemplificar tal momento podemos citar a longa caminhada que teve por destino a Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Essa ação chegou a alcançar um grande número de pessoas, dentre elas figuras ilustres do meio artístico que deram seu apoio ao movimento, demostrando assim,