gravimetria
GRAVIMETRIA
LEONARDO, JOÃO PAULO, GABRIEL GOMES, JONAS, LUCAS MATHEUS
CABO FRIO – 27 DE NOVEMBRO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TÉCNOLOGIA – CABO FRIO
GRAVIMETRIA
LEONARDO, JOÃO PAULO, GABRIEL GOMES, JONAS, LUCAS MATHEUS
O objetivo do trabalho é trazer informação sobre gravimetria e informar sobre as curiosidades e utilizações não só no mundo do petróleo
CABO FRIO – 27 DE NOVEMBRO DE 2014
1. RESUMO GRAVIMETRIA
Gravimetria é a área da Geofísica que estuda as variações da aceleração de gravidade ponto a ponto sobre toda a superfície terrestre. Essa variação tem origem em diversas causas: a rotação e o achatamento da Terra, efeitos da Lua e do Sol, variações de altitude entre os pontos de medida, efeitos da estrutura da crosta e manto superior, etc.
A atração gravitacional é uma propriedade de toda a matéria que contém massa. A massa de um corpo depende de sua constituição química, isto é, dos elementos químicos que este corpo contém.
Quando observamos em uma dada região um valor de aceleração de gravidade diferente do que o previsto por um modelo teórico, dizemos que ali existe uma anomalia gravimétrica. Isso significa que as rochas daquela região apresentam uma densidade diferente daquela que é a média esperada pelo modelo. Podemos estar, por exemplo, sobre uma jazida de minério de ferro, que apresenta densidade superior à densidade média das rochas da superfície. Ou sobre um domo salino, que tem uma baixa densidade em comparação com as rochas.
O gravímetro é um instrumento de medição do valor da aceleração de gravidade, o que significa que serve para se determinar a intensidade do campo de gravidade da Terra em um determinado lugar. É um equipamento sensível e muito preciso, adequado para detectar variações muito pequenas no