PAIXÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA O SUCESSO
Rafael Rios de Carvalho¹
RESUMO
Este artigo é resultado de um estudo elaborado fazendo a relação entre as teorias motivacionais e a condicional paixão pelo trabalho. As teorias motivacionais foram analisadas de acordo com o tema proposto, esse estudo é a combinação entre referencial teórico e casos reais de carreiras de sucesso, tendo a paixão como principal vetor para a alavancada rumo ao topo. De modo que, pessoas apaixonadas pelo que fazem tendem a traçar metas mais distantes e estão dispostas a sacrificar-se mais para as alcançarem. Aumentando suas chances de sucesso pessoal e profissional, assim como a produtividade no meio em que trabalham.
Palavras-chave: motivação, paixão, sucesso, foco, inspiração.
ABSTRACT
This article is the result of a study prepared by making the relationship between motivational theories and conditional passion for work. Motivational theories were analyzed according to the proposed topic, this study is the combination of theoretical framework and actual cases of successful careers, that has passion as the main vector for leveraged to the top. So, people passionate with what they do tend to draw more distant goals and are willing to sacrifice more to attain. Increasing their chances of personal and professional success as well as productivity in the place where they work.
Keywords: motivation, passion, success, focus, inspiration.
INTRODUÇÃO
Motivação é um dos temas que mais chama atenção de pesquisadores e gestores de Recursos Humanos, por isso foram criadas várias teorias para explica-la nos seus vários contextos. Segundo Chiavenato (2004), motivação é um fator interno que merece extrema atenção, pois é através desta que os trabalhadores demonstram prazer em realizar suas tarefas e se sentem realizados com os resultados que obtém. São diversos os fatores motivacionais intrínsecos extrínsecos que interferem na produtividade dos funcionários.
Para Herzberg (1959) os fatores