Evolução dos Computadores
Introdução, organização e arquitetura de computadores.
Desde o inicio da indústria de computadores que os cientistas têm pesquisado métodos e técnicas para aperfeiçoar o desempenho e a capacidade dos sistemas de operacionais.
Essas pesquisas referem-se à evolução da arquitetura dos computadores, seja na parte software ou processadores e computadores.
Ao longo de décadas de uso da computação, observamos que o hardware, processadores e memória têm evoluído mais rapidamente que o software. Os processadores tiveram um grande crescimento em termos de velocidades de operações (em 1980 eram de poucos MHz, já em 2006 era alguns Ghz), de tecnologia de processamento, como pipelining, superescalar, processamento paralelo aumento de largura de 32 para 64 Bits e outras em capacidade de armazenamento.
Arquitetura de computadores é uma estrutura operacional de um sistema computacional.
Os requisitos necessários para que um computador funcione e organiza diversos componentes para obter o melhor desempenho. É composto por Unidade Central de
Processamento (UCP) que é subdividida em Unidade Lógica e Aritmética (ULA) e
Unidade de Controle.
Existem quatro tipos de computadores, são os seguintes:
Supercomputadores: grande capacidade de processamento, paralelismo, pesquisas cientifica. Mainframe: grande porte, centenas de usuários.
Minicomputadores: versão menor dos mainframes, vários usuários.
Microcomputadores: Potencia limitado, um usuário.
Sistema de Componentes
Sistemas de computação é um conjunto de componentes integrados para funcionar como um único elemento e que tem por objetivo realizar manipulação de dados a fim de obter uma informação útil.
Os Sistemas atuais possuem os mesmos componentes apresentado por Jonh Von
Neumann (Dados e instruções armazenados em uma memória que escreve e recupera;
Conteúdo de memória é endereçado conforme a sua posição, independente do tipo da informação nele contido; A execução das instruções é