itens de planta baixa
A arquitetura trabalha com diversos termos técnicos, aqui serão citados alguns termos técnicos dos projetos iniciais:
Levantamento planialtimétrico: e a utilização de métodos e instrumentos adequados para ter os elementos que permitem a elaboração das plantas topográficas.
Planta de situação: é tudo que está em volta do terreno onde será edificada a construção, com finalidade de identificar as dimensões do sitio e elementos reais como, contorno do terreno, contorno do quarteirão, trechos dos quarteirões adjacentes, acessos e elementos topográficos. Também conhecida como vista esquemática pois não se representa todos elementos que se enxerga a vista.
Planta Baixa: são indicadas as dimensões horizontais, ele se encontra a 1,20 a 1,50 de altura do pavimento, e o sentido de observação e sempre em direção do piso, tudo que e cortado por esse plano deve ser desenhado com linhas fortes (grossas e escuras).
Cotas gerais: são as dimensões em um desenho de planta baixa, que só e considerada completa além das representações gráficas e elementos, nos quais as cotas (dimensões) são as mais importantes.
Planta de Localização: representação da vista ortográfica superior esquemática cuja sua finalidade é identificar seu formato, dimensões, e a localização do terreno onde será construído.
Planta de cobertura: e uma vista aérea de seu telhado, acrescida de informações do sistema de escoamento pluvial.
Programa de necessidades: documento preliminar do projeto que caracteriza empreendimento ou projeto de estudo, que contém todas informações necessárias como posturas municipais, requisitos especiais, códigos e normas pertinentes.
Prancha: são as folhas utilizadas para fazer o desenho do projeto.
Tipologia arquitetônica: e um estudo que busca o melhor tipo e modelo de projeto mais adequado em determinada região, cidade, ou pais.
Sitio: terreno onde será construído a obra do projeto.
Normas de Gabarito: são as