Painel Safety parte 1 cartao provisao de energia
(CARTÃO FONTE REGULADA E SENSOR DE SUBTENSÃO)
David Cabral 09 de Dezembro de 2014
Índice:
Função e descrição do cartão.
Procedimento de teste.
Funcionamento do cartão.
Defeitos comuns e técnicas de manutenção.
Lista de componentes.
Esquema elétrico do cartão.
Descrição e função do cartão.
O cartão é dividido em duas funções:
Fonte regulada
A função deste circuito é o de proporcionar um fornecimento regulado de 18 volts sobre cargas variáveis e tensão de entrada. A saída de 18 volt é utilizada como o fornecimento de todas o circuito eletrônico.
Sensor de subtensão
Além de regular a tensão, o circuito contém um sensor de baixa tensão, de modo que quando a tensão cai abaixo de 50 volts de entrada (-+5), os regulados 18 volts caem para menos do que um (1) volt. Isso anula a operação do circuito de comando e, portanto, a unidade para os vários contatores.
Os componentes para um circuito de teste estão contidos no fornecimento de energia. A chave de teste, que também está localizado no painel de controle de temperatura, é usada para injetar uma tensão correspondente a uma temperatura elevada dentro do sistema para verificar que todas as funções do equipamento.
Funcionamento do cartão
Fonte regulada:
Ao receber 75 VDC através de R7, o relé TLR2 atraca e faz com que 75 volts de seus contatos alimentem o circuito no pino 3 e em R23.
R23 alimenta o coletor de Q5 e também o coletor de Q4 através de R36.
R24 e ZD2 regulam 20 Volts (pode ser medido em TP7) na base de Q4 e, portanto o mesmo fecha o circuito na base de Q5 fazendo-o conduzir e regular 18 volts no seu emissor.
ZD1 serve de proteção contra falha no circuito e não deixa a tensão de saída subir mais de 24 volts.
C 22 e C 23 fazem a filtragem da saída da fonte.
O interruptor de