Prática Organismos
3.2 - Métodos empregados Cada grupo colheu amostras de água in loco, as quais conduziram ao laboratório para serem analisadas. Para serem observadas, cada aluno preparou sua lâmina e com auxilio de um conta-gotas foram transferidas duas gotas do material coletado para a lâmina, e utilizaram o papel toalha pra limpeza das bordas e do excesso. A etapa seguinte foi observar a lâmina no microscópio, posicionando-a na platina e a lente ojetiva de menor resolução (4X). Para maior observação das amostras modificou-se a objetiva para a de maior resolução (100X). Analisando assim possíveis organismos de vida livre (Material vegetal, Protozoários, Nematóides, Bactérias e Parasitas). Após as visualizações das análises retirou-se a lâmina e pondo-a na água destilada para a limpeza.
4.3 – PRÁTICA 03
Podemos analisar microorganismos, através de amostras coletadas e foi possível observar clorofíceas e raízes de algas. Foto no anexo 03.
Através deste trabalho foi possível mostrar a importância do reuso da água ressaltando o problema da escassez da mesma no mundo. Dentro deste contexto tentou-se conceituar o que é o reúso e também alguns métodos e técnicas para fazê-lo.
Apresentou-se diversas formas de se reutilizar água para consumo não-potável, apontando potencialidades no setor agrícola, industrial, urbano, no meio-ambiente e na recarga de aqüíferos.
As medidas adotadas para residências foram explicadas, como é o caso da utilização de águas pluviais, ou a reutilização através do tratamento de águas do esgoto de supriria até 40% da água potável consumida na residência. Além disso, tratou-se