dsdsd
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA: Microbiologia ambiental
CARGA HORÁRIA: 60
FASE: 4
SEMESTRE: 2
LOCAL: Concórdia
ANO: 2013
PROFESSOR: Dra. Aline Viancelli
EMENTA: Observação microscópica de micro-organismos. Nomenclatura. Introdução a procariontes, vírus e eucariontes. Significância sanitária dos micro-organismos.
Seleção de exames de qualidade. Teste de Ames. Padrões microbiológicos de qualidade. Princípios de degradação microbiológica da matéria orgânica. Ensaios de tratabilidade. Bactérias e micorrizas simbiontes na produção de mudas de espécies arbóreas florestais.
OBJETIVO GERAL: O programa da disciplina Microbiologia Ambiental, tem por objetivo fornecer as bases fundamentais necessárias para conhecer os micro-organismos
(bactérias, vírus, fungos), sua interação com o ambiente e o papel do engenheiro ambiental e sanitarista neste contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final da disciplina, o aluno deverá conhecer os principais personagens da história da microbiologia ambiental. Conhecer as características, nomenclatura e metabolismo de bactéria, archaea, fungos, algas e vírus. Entender as técnicas disponíveis para a detecção e caracterização de micro-organismos presentes no ambiente. Salientar os principais cuidados em relação a laboratórios de microbiologia. Conhecer vidrarias, instrumentos e técnicas aplicadas a microbiologia.
CONTEÚDO:
Aulas teóricas: Introdução à microbiologia ambiental: conceitos básicos, principais grupos que compõem os chamados micro-organismos. Bactérias: morfologia, citologia e fisiologia. Requisitos para o crescimento e o metabolismo dos micro-organismos. Biofilmes. Principais grupos bacterianos e sua relação com a ambiente. Fungos: morfologia, citologia e fisiologia. Principais grupos e sua relação com o ambiente. Virologia ambiental: estrutura, composição, classificação e nomenclatura dos vírus; Eventos envolvidos na replicação viral: adsorção, penetração, síntese das