Painel - PAP
ANTONIO MARTINHO CAMILO - RA 1212810
POLO SUDOESTE - DF
JUSTIFICATIVAS
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
SITUAÇÃ0 PROBLEMA
Falta de consciência ecológica, levando a desperdício da agua e deposito de lixo em local indevido na escola
PUBLICO ALVO
Crianças de 3 a 5 anos
OBJETIVOS
Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação.
PERCURSO METODOLOGICO
Aula passeio ao redor da escola, observando a quantidade de lixo jogada nas ruas, acomodação errada do lixo, desperdício da agua nas residências e locais públicos e previa comparação com a atitude na escola, despertando o agir consciente. Utilização de diálogos, teatro, cartazes e desenhos individuais e em grupo
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua analisando o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança no decorrer do processo. Avaliação nos quesitos, participação, atenção, comportamento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho proporciona uma experiência positiva auxiliando na construção e formação da personalidade da criança, incentivando a consciência autossustentável.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Driscoll Michael. Meio ambiente – Uma