S3
Alexandre Figueiredo
Escola Profissional Mariana Seixas
Viseu, distrito de Viseu
5
12º Tecnologia e Processos / Formação em Contexto de Trabalho
O carro será construído por material reciclado. A parte do chassi utiliza alumínio retirado de uma janela inutilizada, as rodas traseiras foram retiradas de engrenagens de uma fotocopiadora, o motor foi retirado de um carro telecomandado., e a transmissão será feita por correia. A carcaça será de poliuretano.
Inicialmente foram efectuadas medições de tensão das células fotovoltaicas. Foram ensaiados diversos motores retirados de fotocopiadoras, impressoras, etc.
Relativamente à construção do carro, testaram-se vários materiais nomeadamente PVC, Aluminio, CAPLINE, tendo se optado pelo alumínio.
Quanto à alimentação, chegou-se á conclusão de que a opção que oferecia melhores garantias seria a associação de sete painéis em série associados em paralelo com outros sete painéis. Seguidamente encontra-se o esquema do regulador:
O regulador irá manter uma tensão de 11.5V aos terminais do motor.
O envolvimento dos alunos nas decisões foi total, as fontes de informação consultadas foram o regulamento e conhecimentos já adquiridos ao longo do curso assim com alguns sites:
- www.electronics-lab.com/articles/LM317/LM317.gif.
- http://www.ffsolar.com/
Devido às más condições metereologicas tivemos dificuldades em encontrar dias de sol para efectuar medições correctamente.
Os motores escolhidos inicialmente tinham consumos de corrente exagerados, tendo se optado por um motor de potência inferior.
Tempo aproximado de execução dois meses
.
Para já não existe qualquer intenção de comercializar este protótipo.
Este projecto serviu para reforçar a relação aluno/professor. O projecto está inserido no projecto final de curso (PAP), dos alunos que fazem parte da equipa.
O projecto foi apenas divulgado às turmas de energias renováveis.
Vídeo de experimentação dos painéis e do motor com protótipo experimental.