Estudo dos princípios fundamentais dos fluidos
Experimento 1: Estudo dos princípios fundamentais dos fluidos
Professora Rose Clívia Santos
Turma B - Integral
Grupo: Érika Lima
Marília Famelli
Natália Guimarães de Britto
Rachel Filogonio
Rebeca Bueno Alves
Stéphanie Garzon Moura Martins
29/08/2014
1. Resumo
Na experiência 1, foi comprovada a existência do empuxo a partir de medidas do peso do conjunto formado pelo cilindro de Arquimedes com o êmbolo em diferentes situações: fora do líquido, dentro da água destilada, dentro da água salgada e dentro do álcool, assim como na experiência 2, porém com o cilindro de Arquimedes contendo os diferentes fluidos em seu interior, sem os fluidos, e com os fluidos apenas no becker. Já no experimento 3, foi possível observar a relação entre pressão e profundidade a partir dos diferentes desníveis obtidos pelas superfícies líquidas manométricas com o aumento da profundidade da coluna de água no béquer, usando então estes desníveis para calcular posteriormente a pressão manométrica. Por fim, no experimento 4, foi comprovado o Princípio de Pascal, que explica a não compressibilidade de fluidos. Para este experimento, foi utilizado um painel hidráulico e água destilada como fluido monométrico.
2. Introdução
Na física, um fluido é algo que tem a capacidade de fluir e/ou escoar, incluindo líquidos e gases, e quando submetido a uma força tangencial, deforma-se de modo contínuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato. O fluido pode também ser sustentado apenas por forças compressivas, estando o mesmo, neste caso, em equilíbrio.
Há propriedades termodinâmicas que influenciam na hidrostática dos fluidos, como a densidade, pressão e empuxo.
Densidade
A densidade ρ é a grandeza que relaciona a massa m de um corpo ao seu volume V, cuja unidade no SI é kg/m3. ρ = m / V
Pressão
A pressão P é a grandeza que relaciona a resultante das forças perpendiculares F à área A da superfície de aplicação, cuja