hidroestatica
Em geral, podemos dizer que um sólido tem volume e forma bem definidos, um líquido tem volume, mas não forma bem definida e um gás não têm nem volume nem forma bem definidos.
Outra distinção importante é que um líquido e um sólido são muito pouco compressíveis, ao contrário de um gás que é altamente compressível. Dividimos as forças em superficiais e volumétricas. As forças superficiais podem ser: normais - de tração (tensão) ou compressão (que chamaremos simplesmente de pressão) ou tangenciais – também chamadas tensões de cisalhamento. A diferença fundamental entre um sólido e um fluido está na sua resposta às forças tangenciais. Um sólido sob a ação de uma força tangencial deforma-se até que surjam tensões internas que equilibrem o sistema. Existem 3 regimes dos sólidos sob ação de forças tangenciais: elástico, plástico e ruptura. Já um fluido não consegue contrabalançar a força tangencial e escoa.
Definições
O tempo que determinada substância leva para mudar sua forma em resposta a uma força externa determina como tratamos a substância, se como um sólido, líquido ou gás. Fluido é um conjunto de moléculas que estão aleatoriamente arranjadas e mantidas juntas por forças coesivas fracas entre moléculas e por forças exercidas entre paredes de um recipiente.
Líquidos e gases são fluidos.Fluidos ideais são incompressíveis (densidade constante) e não possuem viscosidade (não há atrito). Se o corpo está em equilíbrio, não existirão forças paralelas ou diagonais ao corpo, ou seja, não haverá forças de cisalhamento.
A densidade é definida por: ρ=m/V Densidade relativa é a razão entre a densidade do fluido e a densidade da água: ρr=ρ/ρH2O A pressão é definida por:
P=F/A
Nenhuma direção é associada à pressão, mas a direção da força associada à pressão é perpendicular à