Hidrodinamica e hidrostatica
Este trabalho tem como tema Hidrodinâmica e Hidrostática que são capítulos da física que estudam o comportamento dos fluidos quer em movimento quer em repouso. Temos como objectivos gerais obter a noção dos conceitos que envolvem estes temas e, como objectivos específicos a aplicação de tais conceitos em exercícios concretos.
Hidrodinâmica: ramo da física que estuda o comportamento do movimento dos fluidos e as leis que regulam esses movimentos.
Fluidos: substâncias que podem escoar-se (líquidos ou gases). Um fluido pode ser escoado através de tubos (corpo cilíndrico oco e comprido geralmente feito de metal, plástico de cerâmica). Se a velocidade de um fluido for constante no decorrer do tempo diz-se que o movimento do fluido esta em regime permanente.
Vazão volúmica ou caudal: volume de um fluido que passa através de uma secção transversal de um tubo durante um intervalo de tempo: Q=V/∆t
Q- é a vazão volúmica ou caudal; V- volume; ∆t- intervalo de tempo.
No sistema internacional de unidades, a unidade de caudal chama-se metro cubico por segundo.
A vazão caudal pode ser calculada através da igualdade Q = A . v
A-área da secção transversal do tubo; v- velocidade do fluido.
Viscosidade: propriedade dos fluidos decorrentes do seu atrito interno causado pelas interações intermoleculares por difusão molecular.
A viscosidade dos fluidos varia de fluido para fluido; por exemplo: a água é menos viscosa (é menos pegajosa) do que o xarope.
Fluido ideal: fluido incompressível e não viscoso.
Se o movimento de cada partícula do fluido for linear e o seu fluxo diz-se laminar, no caso de ser desordenado, o movimento do fluido diz-se turbulento. O caminho percorrido por cada partícula do fluido chama-se linha corrente. O movimento de um fluido ideal é sempre laminar.
A pressão é maior no ponto onde a velocidade é menor e vice-versa.
Princípio da continuidade: o caudal de um fluido ideal em um regime permanente é constante. v1. A1 = v2 . A2