Hidrostática e Hidrodinamica
Introdução
Esta pesquisa visa o estudo e aplicação de alguns princípios básicos, mas muito importantes em Hidrodinâmica e Fluidodinâmica na Engenharia.
A hidrodinâmica estuda os líquidos em movimento. E nesta pesquisa não serão considerados os casos em que o escoamento do líquido é turbulento.
Desenvolvimento
Em física, hidrodinâmica (ou dinâmica de fluidos) é uma sub-disciplina demecânica dos fluidos que lida com a ciência de fluxo de fluido — a ciência natural de fluidos (líquidos e gases) em movimento. Tem várias especialidades em si, incluindo a aerodinâmica (o estudo do ar e outros gases em movimento) e Hidráulica (o estudo dos líquidos em movimento). Dinâmica de fluidos tem uma vasta gama de aplicações, incluindo o cálculodas forças e momentos nasaeronaves, a determinação da taxa de fluxo de massa de petróleo através degasodutos, a previsão de condições meteorológicas, a compreensão nebulosas no espaço interestelar e, modelagem de detonação de armas defissão. Alguns de seus princípios são ainda utilizados em engenharia de tráfego, onde o tráfego é tratado como um fluido contínuo.
Na Engenharia Naval, por exemplo, a hidrostática é um princípio da engenharia que lida com as condições que dizem respeito ao comportamento da embarcação na água. As propriedades da hidrostática incluem a estabilidade da embarcação e sua habilidade de se restabelecer a uma posição ereta quando o mar, o vento e a carga fizerem força contra. A hidrostática envolve a computação da flutuabilidade e deslocamento, equilíbrio, peso, centro de gravidade, planos de alinhamento, capacidade do tanque e criação da forma do casco.
A hidrodinâmica marinha lida com o fluxo de água em torno do casco, da proa, da popa, das lâminas e dos túneis de propulsão da embarcação. A hidrodinâmica envolve a resistência em termos de movimentação de água, causada pelo fluxo em torno do casco. Ela também lida com o efeito das ondas sobre a resistência, viscosidade, tensão