PAIDEIA
A PAIDÉIA COMO FORMAÇÃO INTEGRAL DO HOMEM.
José Carlos Paraguaio
O homem é um ser histórico e por si só, cultural, partindo desde as culturas mais antigas, desde o aparecimento do homem, o pensamento grego é um marco na evolução humana, influenciando todo o ocidente. Para que possamos entender esse processo, desenvolver-se-á conteúdos através da pesquisa bibliográfica, objetivando a disseminação desse conhecimento histórico, para contribuir com a formação de um homem íntegro em toda sua plenitude.
Segundo Paim: “ Paidéia é um conceito que na Grécia antiga significava a educação plena do homem”. (in Prota, 2002:15).
A reflexão sobre educação, permite-nos dissertar que; educação é um processo em construção permanente, e o homem como um ser cultural, é um ser que se educa constantemente, que a Paidéia grega, colabora para que a teoria gramsciana constroem a nova sociedade caracterizada na formação da cidadania.
A Paidéia, é um tema difícil de definição, como também o é, a filosofia ou a cultura, tanto resistente e importante quanto deixar-se eu sua fórmula abstrata. Só entendemos o conceito quando o relacionamos com a realidade.Ao empregarmos o termo Paidéia, estamos exprimindo a idéia de pensamento do homem grego, porém as influências para o mundo latino e ocidental, usam as expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação, para melhor compreensão, estudamo-las separadamente, os que seriam num conceito grego, estudam-nas todas de uma só vez. Enfim, valores como educação e cultura se concretizam através da literatura, retratando a expressão de toda cultura superior. estudo da história é o significado representativo e ilustrativo da realidade humana através dos tempos, assim sendo tem o seu valor em si mesma, de nada valeria se apenas fosse reportado pelo prazer do conhecimento erudito. Ao solicitar no presente, ensinamentos para os entendimentos de fatores que agora estão inseridos,