Pai de botas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO
BRUNO DE LUCA HUBBE
O PAI DE BOTAS E A SANTA MÃE: A CONSTRUÇÃO DA INDENTIDADE DE ADOLESCENTES EM CONFLITOS COM A LEI
CURITIBA
2013
Questões referentes ao tema adolescência
1) Explique a frase: “os adolescentes não amadurecem da mesma forma e no mesmo tempo”. Quais as implicações dessa afirmação.
R: Como terapeutas sistemáticos, que buscam interpretar as dificuldades, vividas pelos indivíduos como influenciadas pelas relações, compreendemos o processo de construção da identidade como influenciado pela família do sujeito. Neste sentido, a família é compreendida como a “matriz de identidade” envolvendo os processos de separação e pertencimento ao longo da sua história, seja enquanto família nuclear (conceito de ciclo de vida familiar) seja nas influências que recebeu da sua família de origem; entre outras dificuldades da vida é o que faz uns amadurecerem antes e outros depois.
2) Explique a frase: “O crime é a ponta final de umcontinuum de desordem” (YOUNG, 2002)
R:Pois como tem pessoas que amadurecem mais cedo ou mais tarde dependendo de como sua vida desencadeia, algumas pessoas infelizmente passam fome, não tem absolutamente nada para comer, tem família para sustentar, filhos pequenos dentre outros fatores que levam a pessoa ao crime, chegando ao ponto final, na total desordem, recorrendo há assaltos, roubos, furtos, para poder sobreviver ou sustentar seu vício e criar sua família, dando de comer com o que conseguiu com o crime.
3) Explique a responsabilidade social do operador de direito no que se refere a efetividade do ECA.
R: A responsabilidade dos pais e dos educadores é dever irrenunciável. Essa prerrogativa leva em conta a vulnerabilidade da criança e do adolescente, seres em desenvolvimento que merecem tratamento especial, assim o ordenamento jurídico brasileiro atribui aos pais certos deveres e virtudes no