Padrões de qualidade ambiental
1
PADRÕES DE CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA
2
Limites de ruídos
A Resolução CONAMA nº 1 - 1990, estabelece que a emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, não devem ser superiores aos considerados aceitáveis pela: A Norma NBR 10.151 – “Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Essa Resolução estabelece também que a execução dos projetos de construção ou de reformas de edificações para atividades heterogêneas, o nível de som produzido por uma delas não poderá ultrapassar os níveis estabelecidos pela: A Norma NBR 10.152 – “Níveis de Ruído para Conforto Acústico”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
3
Limites de ruídos
4
Limites de ruídos
A Resolução CONAMA nº 2-1990 Instituí O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO foi instituído considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população. A coordenação do programa SILÊNCIO compete ao IBAMA. Compete aos Estados e Municípios o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO.
5
Limites de ruídos
6
Limites de ruídos
Segue algumas Normas e Padrões para o Controle da Poluição Sonora: A Norma NBR -10.151 – Avaliação do ruído em áreas habitadas – visando o conforto da comunidade A Norma NBR -10.152 - Níveis de Ruído para Conforto Acústico fixa limites de ruído visando o conforto ambiental. A Norma NR-15 - Estabelece os limites de exposição ao ruído para trabalhadores brasileiros, visando protegê-los de danos auditivos.
Estas normas são utilizadas para avaliação da insalubridade por ruído em locais de trabalho, a Consolidação