Influência dos padrões de consumo de produção na qualidade ambiental
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS TUCURUI
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
REDSONVAN FERREIRA PEREIRA
PROFESSORA: MONIQUE DIAS BARRETO
INFLUÊNCIA DOS PADRÕES DE CONSUMO DE PRODUÇÃO NA QUALIDADE AMBIENTAL
TUCURUI-2012
INTRODUÇÃO
A modificação dos padrões de consumo com vistas à preservação do meio ambiente é tema que ganha em importância, nos últimos anos, nos vários círculos de discussão e de decisão, seja em nível internacional, regional ou nacional.
A relação entre consumismo e degradação ambiental, embora pareça naturalmente interdependente, carece de identificação e explicitação mais acentuada dos seus elementos de causa e efeito.
Consumo e produção são economicamente indissociáveis. E normalmente vêm ligados à idéia de desenvolvimento, crescimento e progresso. A teoria econômica clássica, embora hoje se demonstre ingênua e inapropriada aos padrões da sociedade pós-industrial, busca estabelecer que o consumo e a demanda estimulam a produção, sendo função desta a satisfação daquela. Assim, o consumo estimularia o desenvolvimento, o progresso da ciência e, em conseqüência o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
A sociedade de consumo, paradoxalmente, tem gerado graves e conhecidas destruições do meio ambiente. A qualidade de vida, reconhece-se cientificamente, tende a se agravar no que toca à utilização, pelos seres humanos – por que não dizer, pelos seres vivos – dos recursos naturais, que se tornam crescentemente escassos. A preocupação é mais alarmante quanto aos recursos naturais não renováveis. Degrada-se gravemente a qualidade dos bens mais necessários à sobrevivência do ser humano no planeta Terra, a água, o ar, o solo e demais recursos naturais.
1. QUALIDADE AMBIENTAL :
é um conjunto de propriedades e características do ambiente, generalizada ou